segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHERES OUSADAS 08 de MARÇO-DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as servidoras do Fórum da Comarca de Raul Soares, receberam homenagens do Escrivão da Comarca, José Geraldo Ferreira, por representarem a maioria no quadro de funcionários daquela casa. Com um texto de Cora Coralina, as servidoras, receberam um lindo Botão de Rosa vermelho.
“Gosto, sim, de mulheres ousadas, daquelas que não têm receio de assumirem-se lindas, sexys e maravilhosas. Mulheres que sabem tudo o que querem – e o que não querem! Sem se importar com conceitos antiquados ou tabus.
Mulheres de um novo tempo: o tempo delas! O tempo de elas serem tudo o que podem e o que quiserem ser, após tanto tempo de repreensão. Mulheres ousadas são, sim, mulheres que ultrapassam fronteiras, são verdadeiras agentes de transformação de uma sociedade ainda tão hipócrita.
Gosto de mulheres ousadas, por que reconheço que as mulheres têm todo o direito do mundo de assumir sua feminilidade, de aproveitarem as coisas boas da ávida, e de serem imensamente felizes – até porque, poucas coisas no mundo são tão belas quanto um sorriso feminino. E eu simplesmente, adoro o sorriso das mulheres ousadas.” Cora Coralina
Mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.
No dia 08 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando as 129 operárias carbonizadas dentro de uma tecelagem.
Com isso, a sensibilização da sociedade sobre o episódio e pelas causas femininas foram aumentando e foi em 1910 que surgiu a idéia de criar uma data para marcar as questões femininas e lembrar a morte das operárias. Durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, a famosa ativista dos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram, na Europa e a data passou a ser comemorada no mundo inteiro.
Aqui, deixo minha homenagem a todas as mulheres, guerreiras, mães, trabalhadoras, companheiras de todas as horas, amigas...
Parabéns!!
Texto: Neide Galinari

Nenhum comentário: