quinta-feira, 6 de março de 2008

O Passado no Presente

Você costuma trazer o passado para o presente? Passado é passado. Aconteceram fatos em nossa vida que foram prazerosos ou desprezíveis, mas já passaram. Acabaram-se. O passado não existe mais, assim como o futuro será uma conseqüência de como você vive hoje.
Se você remói permanentemente problemas do passado, está deixando de viver o único tempo real, que é o presente. E, ao mesmo tempo, está programando seu futuro para que ele ocorra como uma repetição do passado de que você se queixa tanto.
O passado é útil pelas experiências vividas, para que não repitamos hoje os erros de ontem. No entanto, é preciso limpar as gavetas das relíquias inúteis, jogar fora aquelas agendas com números de telefones tão antigos que já nem pertencem àquelas pessoas. Limpe seu coração de tristezas e mágoas. Esqueça o que não foi ideal e abrace a sua realidade presente. Desenvolver a capacidade de perdoar é muito importante para quem vive se remoendo com situações em que foi magoado e ferido, achando ser impossível esquecer o passado.
Não adianta ficar se massacrando: o que foi feito já está feito. E se o passado for muito antigo... Pode ser até que já tenha se desfeito, virado pó, e você ainda não notou!!
O essencial, portanto, é viver o presente, usando o passado como fonte de experiências.
Programe o seu futuro e tome consciência de que o momento para ser feliz é agora.
(Texto extraído do livro "Amar pode dar certo", de Roberto Shinyashiki).

Nenhum comentário: